FERNANDA SHELLY RODRIGUES DA SILVA
SDA para os Bethéis #01, #02, #03 e #05
Perfil do Facebook

Queridas filhas/irmãs, tias e tios de Pernambuco,

            Em agosto de 2014, fui nomeada ao cargo de Suprema Deputada Assistente – DAS em Pernambuco, mas precisamente para os Bethéis #01, #02, #03 e #05, a fim de auxiliar Marilee Smiley, nossa Suprema Deputada - SD para o Brasil em nosso Estado.
            Ingressei nas Filhas de Jó no dia 20 de setembro de 1997, no Bethel # 01 – Recife/PE, o 1º Bethel do Estado de Pernambuco, o “Pioneiras do Amanhã” e não tinha noção dos grandes benefícios que as Filhas de Jó Internacional – FJI me traria, o maior – certamente, foi a capacidade de desenvolver relações de amizades com muitos membros das FJI independente de sua jurisdição.
            Hoje, como SDA, sinto que o desafio perpassa a promoção, a instituição e a inspeção de Bethéis, ora elencados pela nossa Constituição, acredito no trabalho em conjunto como a grande mola propulsora de todas as organizações.
            Conto com o apoio de todos os que fazem as FJI, vamos fortalecer os Bethéis instalados, fundar outros, fazer a Ordem crescer com qualidade, fazendo com que outras meninas e adultos tenham o prazer e a alegria de conhecer a nossa Ordem.
            Que a nossa palavra de basilar seja a UNIÃO, afinal: “Juntos somos fortes, mas unidos somos imbatíveis.”.

Fernanda Silva
PP, PHR, MM, PGB e atual Diretora de Épocas do
Bethel#01 – Recife/PE, Guardiã Tesoureira Jurisdicional de PE
















CARLOS EDUARDO AMARAL
SDA for Promotion para o Mercosul
Perfil do Facebook

Estimadas Sobrinhas e Cunhadas, Estimados Irmãos Maçons,

No último mês de julho, no encontro anual do Board of Trustees do Supremo Conselho Internacional, meu nome foi colocado em votação, e aprovado, para atuar como SDA for Promotion (Supremo Deputado Assistente para Promoção das OIFJ) na Jurisdição do Mercosul. Na OIFJ, ocupei o cargo de Guardião do Bethel 05 Recife "Luz e Progresso" há cinco anos. Minha trajetória é mais calcada dentro da Ordem DeMolay, onde nos últimos quatro anos presidi a Comissão de Relações Internacionais do SCODB. Conforme mencionei aos demais SDAs em nosso grupo de e-mails, o desafio inicial para nossa missão de instalar um Bethel de língua espanhola/castelhana é que um grupo de pelo menos três pessoas (dentre Sobrinhas Ativas, MMs, Guardiãs ou maçons ligados à OIFJ) se habilite a traduzir o Ritual e a Constituição para o espanhol. Essa é a tarefa mais trabalhosa, porque as exigências para se abrir um Bethel são poucas e não vão ser diferentes para os países vizinhos. Por outro lado, o país que venha a cumprir tal missão vai deixar a tradução que servirá de base aos outros que passem a abrir Bethéis depois. O principal empecilho em alguns países será a cultura maçônica predominante, que não recebe bem a ideia de se haver mulheres dentro de templos maçônicos (tal qual era corrente no Brasil, antes de 1993) e pode associar a OFIJ à Maçonaria feminina ou mista. Por isso, o melhor caminho foi firmarmos contato com cidades que tenham FDJ iniciadas no Brasil ou que tenham conhecimento das atividades delas, como Bolívia, Paraguai e Uruguai. Minha postura, em todo caso, será servir de ponte entre o grupo interessado em abrir o Bethel e nossa SD, Marilee. O movimento espontâneo de cada cidade interessada, de cada Loja, funcionará melhor do que qualquer outra coisa, neste primeiro momento. Para tanto, coloco-me à disposição de quem vocês acharem por bem para firmar os contatos necessários. É só falarem a meu respeito e passarem meu e-mail e/ou perfil no Facebook. Claro que há fatores subjacentes em questão (política maçônica, logística, recursos financeiros disponíveis etc.), mas isso será trabalhado aos poucos e conforme as realidades encontradas.

Abraços fraternais e muito obrigado pela acolhida,
Carlos Eduardo Amaral




0 comentários :

Postar um comentário